Para Rir...para Refletir...

Loading...

sábado, 2 de julho de 2011

Bombeiro!!! Parabéns Por ter coragem!!! em doze Dupla!!!



As pessoas reclamam! Reclamar é muito fácil...Fazer algo que é difícil! Quero ver as pessoas, que reclamam, fazendo algo pra mudar, o sistema do nosso País!
Aqui em Joinville os Bombeiros além de ganhar mal, nem um plano de saúde eles tem. Alguém sabe para quem eles trabalham? sabiam que a maioria nem salário tem!
Que o trabalho deles é Voluntário! Eles vivem de doações descontadas nas contas de energia elétrica? quem pode me esclarecer? É ONG ?






foto: Eduardo Gassenferth
Gazeta Joinville

Síntese histórica

(POR CRISTIANO ALVES – 06/20/201)


O Corpo de Bombeiros Voluntários é a mais antiga instituição do gênero em atividade no Brasil. A corporação foi fundada em 13 de julho de 1892, sendo pioneira na mobilização de pessoas da sociedade civil em prol da preservação do patrimônio coletivo.

Quando a entidade surgiu, Joinville tinha 41 anos de fundação e uma população de cerca de 15 mil habitantes, com sua economia já despontando com destaque nos setores da indústria e do comércio. A colônia Dona Francisca, que originou Joinville, era ocupada por estabelecimentos espalhados por todo o seu território, e a maioria das residências construídas em madeira. A ocorrência de incêndios era motivo de preocupação na comunidade, e estimulou os moradores a organizar um grupo de combate ao fogo, inspirados pelos exemplos trazidos da Europa, especialmente da Alemanha, de onde procedia a maior parte dos primeiros colonizadores.

Foi depois de mais um destes incêndios que a idéia se tornou realidade. O primeiro presidente, Vitor Muller, comandava de sua própria casa um grupo de 37 homens. A sede própria surgiu em 1913. Para fazer parte do grupo, os bombeiros contribuíam com cotas na sociedade, que se caracterizaria pelo elevado senso de disciplina, valores morais e de respeito à hierarquia, ainda presentes na corporação.

O modelo exclusivamente voluntário foi preservado até 1972. Em função do crescimento da cidade e da necessidade de contar com equipes atuando 24 horas, bombeiros remunerados começaram a ser contratados, porém, sem abrir mão da presença dos voluntários.

Em toda a sua história, os bombeiros representam importante força auxiliar no âmbito da segurança pública e da defesa civil, seja no combate ao fogo, em atividades de atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, busca e salvamento, ou em situações de calamidades. Com equipamentos de tecnologia avançada e moderna frota de veículos, a corporação assegura qualidade no salvamento e preservação de vidas e de bens materiais.

Entidade sem fins lucrativos, de atuação filantrópica e reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal, a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville conta com 10 unidades operacionais e uma sede administrativa, envolvendo um contingente de cerca de duas mil pessoas e cobertura ágil e eficiente em todo o município. A participação dos voluntários é expressiva: em 2009, os bombeiros não remunerados dedicaram à corporação mais de 100 mil horas de serviços que se somam ao trabalho dos bombeiros efetivos presentes 24 horas por dia na corporação.
Parabéns Ao O Corpo de Bombeiros Voluntários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Postagens populares